Mesmo com a flexibilização da quarentena, muita gente continua trabalhando de casa e tomando todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo Coronavírus (Covid-19). Se você é do time que continua em home office ou sai de casa somente quando é necessário, vamos combinar que, além de você, seu carro também está em quarentena, certo? Agora, se pra nós humanos, ficar sem nos movimentarmos pode ser um grande problema, imagine para o seu possante, que está lá paradinho na garagem, totalmente sedentário e há dias sem dar uma volta? Hum nada bom hein? É por isso que a gente montou uma listinha com alguns cuidados que você deve ter com o seu veículo neste período em que ele está andando menos, para que ele continue funcionando em perfeito estado sempre que você precisar. Confira:
Movimente seu possante
Como falamos no comecinho, da mesma forma que precisamos ter cuidados com a nossa saúde e praticar exercícios com frequência, seu carro também precisa estar em constante movimento para que tudo funcione perfeitamente. Por isso, é recomendado ligar e andar com ele de uma a duas vezes na semana por pelo menos uns 10 minutos. Assim, você mantém os fluidos, motor, freios e sistema de injeção redondinhos. Ah, e não se esqueça, sempre que for dar uma voltinha, esteja de máscaras e use sempre álcool em gel, tá?
De olho nos pneus
Outro item muito importante são os pneus, se o veículo estiver parado ou quase nunca for usado é bom manter a calibragem máxima recomendada pelo fabricante. Também é legal que você movimente o carro para que os pneus não fiquem no chão por muito tempo na mesma posição, isso evita que eles fiquem murchos e “quadrados”. Outra boa dica é deixar os pneus sobre cavaletes, que ajudam a evitar a deformação, nos casos de um bom tempo parado na garagem.
Atenção com o combustível
O álcool ou gasolina tem validade aproximada de 3 meses, dentro do tanque do veículo. Mas isso depende da quantidade disponível, quanto menor o nível de combustível, mais contato ele terá com o oxigênio, o que consequentemente acelera o seu envelhecimento, além disso, o fundo do tanque pode acumular partículas de sujeira, que podem entupir os injetores e filtros. Para evitar isso, é recomendado manter o tanque pelo menos na metade e, sempre que possível, tentar dar uma volta para gastar o combustível armazenado e depois abastecer num posto de confiança.
Não se esqueça dos fluidos
Outra coisa que você não pode esquecer são os fluidos do veículo, eles são importantes para manter a lubrificação, limpeza e bom funcionamento das peças. Os mais comuns são os fluidos de freio, direção hidráulica, água do radiador, óleos do motor, câmbio e limpador do para-brisa. Além de estarem no nível correto, precisam estar em movimento, por isso, nunca é bom deixar o carro tempo demais parado na garagem, certo?
Cuidado com a bateria
Quando seu veículo fica parado por um bom tempo, mesmo desligado, a bateria continua trabalhando, isso porque os componentes eletrônicos continuam funcionando, e se você não ficar de olho, a bateria vai embora rapidinho. Para evitar esse problema, a melhor opção é tentar sair com o carro ao menos uma vez na semana. Algumas pessoas preferem desligar os cabos da bateria, mas isso vale para os modelos mais antigos, em modelos mais novos, é bom consultar o manual do fabricante para saber se isso é recomendável e se for o caso, procurar um especialista para fazer o procedimento.
Limpeza interna
E pra finalizar, vamos falar da parte interna do seu veículo, que também precisa de cuidados especiais. Bom você já deve ter lido nosso post sobre como higienizar o seu veículo, lá tem ótimas dicas de como manter o Coronavírus (Covid-19) bem longe do seu carro. Mas como nunca é demais lembrar, é importante manter toda a parte interna limpa e higienizada, opte por panos úmidos com água e sabão neutro para limpar volante, painel, laterais das portas, maçanetas, botões e demais lugares de maior contato.